Jiquiriça e Mutuipe: Registram chuva de granizo

Na tarde de hoje 04 de Novembro, o tempo escureceu e começou a trovejar. O que parecia ser somente mais uma chuva forte com trovões e relâmpagos. Pegou todos de surpresa, com a CHUVA DE GRANIZO, fenômeno que dificilmente acontece. A chuva perdurou por quase uma hora e as pedras caíram durante  45 minutos. Segundo registro de moradores mais antigos o fenômeno já foi visualizado no Vale do Jiquiriça há aproximadamente 50 anos.

Com a chuva foi possível ver algumas pessoas olhando as pedras de gelo caírem. Enquanto outras preferiam catar as pedras para vê-las derreterem nas mãos.

Até o momento nenhum dano material foi constatado na região.
Redação: Jiqui News

Veja o vídeo:





Como ocorre a precipitação do Granizo
O granizo é formado principalmente nas nuvens do tipo cumulonimbus, que se desenvolvem verticalmente e atingem grandes altitudes. Gotículas de água adentram essas nuvens e, em seguida, são congeladas em razão das condições térmicas (temperaturas inferiores a 0° C). Nesse momento, as partículas de granizo são formadas e, por meio das correntes de ar, se deslocam, fato que proporciona o aumento das “pedras de gelo”. Ao atingirem um peso suficiente para superar as correntes de ar, ocorre a precipitação de granizo.

Em alguns casos, as partículas de granizo são tão pequenas que podem atingir o solo terrestre já na forma líquida. Esse processo depende das condições de umidade, peso e velocidade que o granizo atinge. Contudo, quando as condições atmosféricas são propícias para uma intensa precipitação de granizo, as consequências podem ser desastrosas.
Compartilhe este artigo :

LinkWithin

 
Traduzido Por : Template Para Blogspot Copyright © 2011. Testes - All Rights Reserved
Proudly powered by Blogger