RIO - Apenas 1,1% dos candidatos que fizeram o Enem 2012 obteve nota acima de 900 na redação. A faixa de notas que concentra o maior número de participantes é a que vai de 400 a 499, com 25,4% das pessoas que fizeram a prova. Os dados foram disponibilizados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto com o espelho de correção dos textos produzidos.
Veja também
- Enem 2012: confira modelo de redação feito por professores
- Enem 2012: 826 mil redações passaram por um terceiro corretor
- Enem 2012: estudantes ficam surpresos com tema da redação
O tema da redação foi “A imigração para o Brasil no século XXI”. Logo após a realização da prova, em novembro do ano passado, muitos estudantes disseram que foram pegos de surpresa pelo assunto, já que grande parte apostava em política ou meio ambiente.
A estudante Yárina Rangel, de 20 anos, faz parte do seleto time de candidatos que tirou nota máxima na redação. Ela estudava no A_Z e fez vestibular pela terceira vez em 2012. Ela passou para Medicina na UFRJ, curso que teve a maior nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No texto, ela sugere parcerias entre governo e terceiro setor e até uma “cartilha do imigrante”.
— Saí da prova confiante, mas preocupada, porque com todas essas mudanças na correção da redação não sabia se teria a atenção devida. Treinei bastante no cursinho, principalmente às vésperas da prova. A nota foi fruto de muito esforço. Não era boa em redação, demorava muito para escrever e me enrolava. Mas, graças à pratica quase diária, consegui melhorar bastante — conta.
Confira abaixo algumas redações que ganharam nota mil da banca:
Igor Cavalcanti, 17 anos, estudou no pH
Tirou nota mil também? Mande sua redação paramegazine@oglobo.com.br.
